terça-feira, 28 de outubro de 2014

FIAP: critica ao curso de MBA Arquitetura de Soluções


Depoimento de Anaue M. (Foto ao lado)

Sou aluno do curso de MBA em Arquitetura de Soluções (turma 8ASO) e, gostaria de expressar aqui a minha decepção/frustração com relação ao curso e a FIAP.
Quando vim estudar na FIAP, vim pelo seu nome e sua reputação no mercado, sem falar que ela se vende como a melhor faculdade de tecnologia. Pode ser que outros cursos sejam bons, o MBA de Arquitetura de Soluções (no papel), era o que tinha a melhor grade.
Logo nas primeiras matérias eu tive aula com um professor que passava 80% do tempo falando palavrão e até chegou a desenhar genitália no quadro. O nome da matéria era um e o que foi abordado em sala foi diferente.
As aulas, na minha opinião, não são dadas em uma sequencia lógica para o desenvolvimento de uma arquitetura. E o pior, as aulas não são dadas seguindo os módulos publicados. As aulas deveriam ser mais práticas, tem professores que leem o PDF, não abordam o papel do arquiteto. É muita conversinha, que sinceramente, nós alunos podemos ter acesso a essas informações e até mais fazendo buscas na internet. Se eu quisesse apenas definições, eu não pagaria o dinheiro que pago para isso, apenas procuraria na internet.
A FIAP se coloca no mesmo nível de FGV, ITA entre outras, então quero aulas no mesmo nível destas instituições.
Gostaria que os professores trouxessem suas experiências para a sala de aula e abrissem um debate sobre o tema com os alunos, dando exemplos práticos, além de um contato breve com as ferramentas pertinentes a matéria (se interessar, ai o aluno procura um curso sobre a ferramenta/assunto para se aprofundar) e sempre abordando o papel do arquiteto de soluções, o que não acontece.
Outra coisa que percebi, é que tem muitos professores abordando assuntos parecidos e matérias que são importantes, tem uma carga horária que não permite a absorção total do conteúdo.
Minha sugestão: Juntar as matérias que temas parecidos, diminuir a carga horária de matérias mais conceituais e aumentar a carga horária de matérias "core" como arquitetura na pratica (a aula foi péssima), frameworks de arquitetura, SOA e integração de sistemas.
O TCC nem se fala...mas esse é um assunto que ainda está sendo discutido entra a turma e a direção do curso.
Eu não sou o único aluno que está decepcionado com o curso, muitos colegas de classe estão com este mesmo sentimento.
Resumindo, eu acho que nós estamos pagando muito pelo que estamos recebendo de volta. To achando que a FIAP não passa de mais uma caça níquel do mercado.
Não recomendo este curso e também não pretendo mais estudar na FIAP após concluir este MBA

(http://www.reclameaqui.com.br/6741143/fiap-faculdade-de-informatica-e-administracao-paulista/mba-arquitetura-de-solucoes-decepcionante-nao-recomendo/)

Um comentário:

  1. Anaue, muito obrigado pelo seu feedback.
    Estou ha tempos analisando se faço algum dos MBA da Fiap, pois como você mencionou, pelo menos no marketing são muito conceituados. E olhando a grade na pagina dos cursos eu fiquei desconfiado se de fato conseguiriam cobrir todos os topicos de maneira detalhada durante 12 meses.
    infelizmente como a maioria das coisas no brasil e mundo ainda estão presos ao capitalismo e não ao conhecimento de fato. Acredito que vou procurar outra instituição.
    obrigado.

    ResponderExcluir