Turquia acusou hoje a Rússia de uma nova violação do seu espaço aéreo
A OTAN apelou hoje à Rússia para "respeitar plenamente" o espaço aéreo da Aliança Atlântica, depois da Turquia, que é membro da organização, ter acusado Moscou de uma nova violação do seu espaço aéreo.
"Apelo à Rússia para agir de forma responsável e para respeitar plenamente o espaço aéreo da OTAN", afirmou o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, num comunicado, acrescentando que Moscovo "deve tomar todas as medidas necessárias para assegurar que tais violações não se repitam".
A Turquia acusou hoje a Rússia de uma nova violação do seu espaço aéreo e anunciou ter convocado, na sexta-feira, o embaixador russo em Ancara para "condenar fortemente" este novo incidente.
Um caça Su-34 da aviação russa violou na sexta-feira o espaço aéreo às 11:46 hora local (09:46 hora de Lisboa)", indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco, em comunicado.
"Sublinhamos, mais uma vez, que a Rússia tem a total responsabilidade por todas as consequências graves decorrentes de tal atitude irresponsável", disse a diplomacia turca, salientando que Ancara instou a Rússia a "agir de forma responsável".
Numa reação ao novo incidente, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, avisou que a Rússia terá de enfrentar as "consequências" dos seus "atos irresponsáveis".
"A Rússia terá de enfrentar as consequências se continuar com tais violações contra os direitos soberanos da Turquia", disse o chefe de Estado turco, em declarações à comunicação social, no aeroporto de Istambul.
"Tais atos irresponsáveis não beneficiam a Federação Russa, as relações entre a NATO e a Rússia ou a paz regional ou global", reforçou Erdogan.
Agora, falando em em atitudes irresponsaveis quando se trata em invadir espaço aereo (e terrestre) de outros paises....
Uma formação de quatro aviões de combate turcos violou o espaço aéreo da Grécia no nordeste do mar Egeu na quinta-feira (7), segundo disse o Ministério da Defesa grego, acrescentando que dois dos caças estavam armados.
E quanto a isto, como alias é de se esperar a OTAN simplesmente se cala.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário