A Rússia taxou de provocação os ataques turcos contra posições curdas e do regime de Bashar al-Assad no norte da Síria, que, segundo Moscou, ameaçam a paz na região.
"Moscou expressa sua profunda preocupação sobre as ações agressivas por parte das autoridades turcas", afirma, em um comunicado, a chancelaria russa.
"Ancara prossegue em uma linha provocadora, que está criando uma ameaça para a paz e a segurança no Oriente Médio", acrescenta.
O primeiro-ministro da Turquia, por sua vez, afirmou que seu país não deixará a cidade síria de Azas, situada perto da fronteira turca, cair nas mãos dos curdos.(esta é a Turquia, pais membro da OTAN intervindo nas decisões internas da Siria)
"Não deixaremos que Azaz caia. As Unidades de Proteção Popular [milícias curdas] não poderão avançar para o oeste do rio Eufrates nem para o leste de Afrin", afirmou o Ahmet Davutoglu.
Também reclamou que os combatentes curdos sírios se retirem do aeroporto de Minnagh, que foi tomado na semana passado em seu avanço para Azaz, na província de Aleppo(Que não fica na Turquia.... fica na Siria).
Pelo terceiro dia consecutivo, a artilharia turca bombardeou de sua fronteira as posições das milícias curdas em represália, segundo o governo, pelos disparos procedentes da Síria.
Aguardemos as contra-medidas russas......
Nenhum comentário:
Postar um comentário