domingo, 30 de junho de 2013

O que é anarquia?

Anarquismo, vem do grego "ausência de governo, é uma filosofia que renega todas as formas de coerção governamental e hierarquia governamental vertical, o que podemos ver em governos de extrema direita como o de Mussolini na Itália da década de 30, nos governos de extrema esquerda, por acaso alguém se lembra da China e o estudante que parou tanques na praça celestial (foto abaixo), Governos teocráticos como os paises arabes (EUA em alguns aspectos), monarquias absolutistas como no caso da Arabia Saudita.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEha34KOj6YiHGjI_zde5p_J025r2sN694a5zhwn7l2qxi8e4CJHK-UJcPqygCx36PapLiU06bLnyAJMIMW6mmvFSpNv4fnSrQin1z07yMraeBF-Ado0WZv1TdH-Ffp9Aycn5oGyD-Utr8Lm/s320/pra%25C3%25A7a+da+paz+celestial.JPG

Pierre-Joseph Proudhon  foi o primeiro anarquista OFICIAL da história (leia "O que é propriedade" de 1840),

Essencialmente formulado como filosofia política cujo princípio é a busca pela harmonia coletiva através da soberania pessoal, o anarquismo inspirou o surgimento de diversos modelos econômicos ao longo dos séculos XIX e XX.
Envolveram-se no movimento pela abolição da escravidão e após esta ser alcançada seguiram atuando contra todas as formas de exploração de humanos por humanos. Como antes militam em movimentos sindicais pelos direitos dos trabalhadores atuando também pela criação e defesa dos direitos e liberdades civis. Se engajam na luta por espaço e autonomia das minorias, sejam estas raciais, étnicas ou de gênero. Se posicionam contra todas as formas de racismo, heterossexismo e antiindigenismo. São igualmente ativos na defesa do meio ambiente, na luta contra o especismo em favor da libertação animal. Atuam historicamente em favor da libertação feminina se envolvendo também desde longa data em movimentos antinacionalistas, antimilitaristas, anticlericais e antiproibicionistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário