A Anistia Internacional e da Human Rights Watch apresentaram relatórios que pedem que os Estados Unidos devem assumir responsabilidades pelas mortes ilegais causadas por ataques com drones no Paquistão e no Iêmen e tornar mais transparentes as operações com este tipo de aparelhos.
"O secretismo em torno do programa de drones concede à administração norte-americana licença para matar fora da alçada dos tribunais ou dos padrões elementares da justiça internacional".
(Mustafa Qadri, autor do relatório da Amnistia Internacional)
A organização de Direitos Humanos investigou 45 ataques com drones efetuados no Paquistão nos últimos 18 meses, concluindo que, ao contrário do que é alegado pelos Estados Unidos, nem todas as vítimas foram terroristas ou pessoas que representassem uma ameaça para a vida de outros (mesmo que fossem eles uma ameaça, eles deveriam ter ao menos um julgamento antes da execução).
Entre as vítimas civis surge uma mulher de 68 anos que morreu, em outubro do ano passado no Paquistão, quando se encontrava no campo colhendo vegetais, com o neto por perto. Um segundo ataque com um míssil feriu familiares que entretanto se aproximaram.
Em julho de 2012, um ataque numa zona de forte influência talibã causou a morte de 18 trabalhadores, quando estes se encontravam jantando. Todos os entrevistados pela Anistia negaram que as vítimas fossem militantes de grupos radicais islâmicos. O relatório considera ainda que, mesmo que fossem membros de um grupo banido, esse fato não seria suficiente para os matar.
A organização afirma que este tipo de atuação viola a legislação internacional de Direitos Humanos, defendendo que os responsáveis norte-americanos sejam julgados por crimes de guerra.
Mais uma ironia para a coleção, o pais que tem o maior estoque de armas de destruicao em massa do mundo e "questiona" outras nações que tenham tambem é o pais que sempre de dedo em riste acusando outros paises de crime de guerra, agora tem eles que verem os dedos em sua face (alguem se lembra tambem de Hiroshima e Nagazaki?).
Leiam mais:
- http://www.publico.pt/mundo/noticia/mortes-de-civis-por-drones-constituem-crimes-de-guerra-dizem-ong-1609937
- http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,com-drones-obama-molda-leis-da-guerra-,1090112,0.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário